Você sabe qual a diferença entre economia linear e economia circular?
O consumo consciente é uma tendência cada vez mais forte e tem avançado para vários setores da economia. Com isso, busca-se utilizar corretamente as matérias-primas e recursos disponíveis.
É por isso que práticas, iniciativas e ações sustentáveis que visam a reutilização dos resíduos descartados devem ser aderidas ao nosso dia a dia. Esses esforços em prol do meio-ambiente compõem o que podemos chamar de economia circular e seguindo seu fluxo contrário, temos a economia linear.
Mas qual a diferença entre elas na prática?
Economia linear é o conjunto de medidas não planejadas em que não há gestão eficiente dos resíduos. Para cada uso, há gasto de novas matérias-primas e necessidade de extrações de recursos.
Já a economia circular concebe, desde o início do ciclo, possibilidades de reciclagem pós utilização. Neste circuito, o consumo é pensado a médio e longo prazo também por questões econômicas, sociais e políticas.
Como a economia circular pode ajudar a sua empresa?
Além de trazer benefícios para o meio-ambiente, a economia circular pode ser vantajosa para as empresas, pois há melhor aproveitamento dos recursos, redução das despesas, fortalecimento da cultura, aumento da vantagem competitiva no mercado e fomento à inovação.
Ofereça a sua empresa soluções completas e eficientes de gestão.
Soluções para gestão de resíduos
A Juntapel, desde 1986, pratica uma gestão inteligente para os resíduos, reduzindo os danos ao meio ambiente, sempre em sintonia com o objetivo do aproveitamento máximo dos materiais e em satisfazer as necessidades de cada cliente.
Oferecemos também uma consultoria ambiental especializada para atender todos os tipos e tamanhos de negócio.
Entre em contato e conheça as nossas soluções para a sua empresa!