Por dentro da economia circular
O conceito de economia circular está cada vez mais em alta no setor empresarial do Brasil. A busca por práticas ESG, principalmente no pilar de sustentabilidade, está impulsionando o setor.
A má gestão dos resíduos empresariais trazem diversos problemas ao meio ambiente, mas também podem trazer prejuízos de imagem (má reputação entre os consumidores) e financeiros (punições).
O que é a economia circular?
A economia circular é um modelo econômico que busca um melhor aproveitamento do uso de recursos naturais, minimizando o desperdício e o impacto ambiental das produções.
No Brasil existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/10) que visa organizar a forma como as empresas lidam com o lixo, exigindo do setor mais transparência na gestão dos resíduos.
Dessa forma, os envolvidos no ciclo produtivo tornam-se responsáveis pela diminuição dos resíduos sólidos e pela adoção de práticas mais sustentáveis.
No dado mais recente, fornecido pela CNI em 2019, 76% das empresas brasileiras entrevistadas afirmaram já desenvolver alguma iniciativa de economia circular como reúso de água, reciclagem de materiais e logística reversa.
O motivo desse alto número é justamente porque as empresas entendem que suas práticas podem contribuir para uma economia de baixo carbono, além da possibilidade de gerar mais empregos na própria empresa ou na sua cadeia produtiva.
Quais são os princípios da economia circular?
O termo circular se dá ao fato de divergir do modelo tradicional e linear de "extrair-produzir-descartar". Ao invés disso, a economia circular busca o seguinte modelo:
Reutilização
Reutilização de produtos e materiais, estendendo a vida útil do recurso sempre que possível. Isso pode envolver a reparação e manutenção de produtos para mantê-los em uso por mais tempo.
Reciclagem
Incentiva a reciclagem de materiais para criar novos produtos, fechando os ciclos de materiais e reduzindo a necessidade de extrair recursos naturais virgens.
Redução do desperdício
Busca minimizar o desperdício de recursos, energia e materiais ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção até o descarte.
Design sustentável
Coloca um foco significativo no design de produtos e processos de produção de forma a facilitar a desmontagem, recuperação de materiais e redução do impacto ambiental.
Economia de compartilhamento
Promove a ideia de compartilhamento de produtos, como carros, ferramentas, roupas e espaços, em vez de posse individual, reduzindo a demanda por novos produtos e incentivando a utilização mais eficiente dos recursos.
Energia renovável e eficiência energética
Promove o uso de fontes de energia renovável e medidas de eficiência energética para reduzir o consumo de energia e da emissão de carbono na atmosfera.
Como buscar a economia circular na empresa?
Para implementar de forma eficiente a economia circular no seu negócio você pode contar com a Juntapel. Somos uma empresa de gestão de resíduos e consultoria ambiental com ampla experiência no mercado nacional.
Atendemos empresas de diversos tamanhos e setores, entendendo que cada negócio necessita de soluções personalizadas às suas necessidades.