06/07/2023

O que são os indicadores ESG?

O tema ESG está em alta já há algum tempo e cada vez mais as empresas estão entendendo que devem adotar essas práticas para melhorar o branding de suas marcas e construir uma reputação positiva.

Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela Agência Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis. Esse dado mostra a preocupação da população com o futuro do nosso planeta.

Mas o que são os indicadores ESG?

Os indicadores ESG são um conjunto de métricas utilizadas para avaliação do desempenho das empresas em relação a critérios ambientais, sociais e de governança. A sigla "ESG" refere-se justamente a essas três áreas na língua inglês: Environmental (E), Social (S) e Governance (G).

Ambiental (E)

Essa é a área que avalia o impacto da empresa no meio ambiente. Os indicadores ambientais avaliam questões como a pegada de carbono, o consumo de água, a gestão de resíduos, as emissões de gases de efeito estufa e a eficiência energética, por exemplo. Veja algumas ações que podem ser adotadas:

Gestão de recursos naturais: implementar políticas e práticas eficientes de gestão de energia, água e materiais, visando a descarbonização e minimizar o impacto ambiental na tentativa de adiar o dia de sobrecarga da terra.

Redução, reutilização e reciclagem: estabelecer programas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos, incentivando a adoção de práticas sustentáveis pelos colaboradores. Uso de papéis reciclados, uso de copos e canecas individuais. 

Social (S)

Diz respeito às ações sociais adotadas pela empresa, tanto no âmbito interno quanto externo. Nessa área, os indicadores avaliam como a empresa lida com seus colaboradores, fornecedores, clientes e também com a comunidade em volta da sua organização. Veja algumas ações que podem ser adotadas:

Relacionamento com colaboradores: possuir um canal aberto de diálogo entre colaboradores e lideranças, para que exista segurança em comunicar todo tipo de situação.

Diversidade e inclusão: promover a diversidade em todas as suas formas, incluindo gênero, etnia, orientação sexual e habilidades, criando um ambiente inclusivo e respeitoso tanto no ambiente de trabalho quanto em palestras e eventos.

Governança (G)

O terceiro e último pilar refere-se às estruturas e processos que governam a empresa. Esses indicadores avaliam a qualidade da administração corporativa, a transparência, a independência do conselho de administração, a remuneração dos executivos, a ética empresarial, as políticas anticorrupção e o cumprimento das normas e regulamentações. Veja algumas ações que podem ser adotadas:

Transparência e responsabilidade: estabelecer políticas de governança claras e robustas, promovendo a transparência e a responsabilidade nas operações da empresa.

Ética nos negócios: cultivar uma cultura de ética e integridade, incentivando o comportamento ético e a tomada de decisões responsáveis em todos os níveis da organização.

Como você pode ver, os indicadores ESG são fundamentais para empresas que buscam destacar suas práticas corporativas através de medidas sociais e sustentáveis. Para alcançar o sucesso na transformação corporativa por meio dos indicadores ESG, as empresas devem adotar ações concretas em cada uma das siglas.