02/05/2023

Qual a diferença entre Reciclável e Reciclabilidade?

Muitas pessoas confundem e não sabem a diferença entre recicláveis e reciclabilidade. Embora sejam termos semelhantes, possuem significados diferentes. 

A principal diferença é que nem todos materiais recicláveis acabam sendo reciclados. É importante entendermos o que cada um representa para uma melhor gestão de resíduos.

O que é Resíduo Reciclável?

Reciclável é todo o material que pode ser aproveitado por meio da reciclagem - alternativa para tratar os resíduos sólidos do dia a dia e que reduz o uso de recursos naturais, economiza água e energia, diminui os resíduos enviados para aterros e ainda gera empregos e renda para cooperativas e empresas.

Dentro do universo de sustentabilidade, os materiais mais conhecidos e separados para a reciclagem são: papel, (alguns) plásticos, vidro, alumínio e ferro. Esses resíduos apresentam bons níveis de reciclabilidade, ou seja, podem ser produzidos sem perder suas qualidades durante o processo de reaproveitamento. 

Um estudo realizado pelo Instituto Internacional do Alumínio (IAI), revelou que um dos materiais com mais reciclabilidade é o alumínio, comparando embalagens não-retornáveis de bebida, observou que 71% das latas de alumínio são recicladas – sendo 40% das garrafas PET e 34% das garrafas de vidro.

O que é Reciclabilidade?

A reciclabilidade está relacionada à qualidade do que é reciclável. Alguns tipos de materiais tem alto custo para reciclar, são difíceis de coletar ou ainda não há tecnologia ou iniciativas para o seu reaproveitamento em larga escala.

Esses itens acabam impactando também nos negócios, fazendo com que empresas possuam uma má gestão de resíduos empresariais.

Quais resíduos não possuem reciclabilidade?

Os resíduos mais comuns são as escovas de dente, aparelhos com lâminas, cotonetes e esponjas de louça. 

Até mesmo alguns plásticos de uso único, como os copos descartáveis, talheres e mexedores de bebidas, que na teoria são recicláveis, mas não tem reciclabilidade.

Para se potencializar a reciclabilidade de um material ou de um produto, é preciso que seu ciclo de vida útil seja elaborado, desde o início, para que ele tenha múltiplos usos, seja durável e gere o mínimo de resíduos. 

A reciclagem dos resíduos é uma alternativa que contribui para a destinação correta dos resíduos sólidos e diminuir a poluição ambiental, principalmente pensando em adiar ao máximo o dia de sobrecarga da terra

Além disso, adotar práticas de sustentabilidade ajuda na reputação das empresas, ajudando também para a geração de emprego e renda para trabalhadores que participam da coleta, triagem e venda de produtos recicláveis, reduzindo o volume de resíduos que seriam encaminhados para os aterros sanitários. 

Mande para os aterros só o que não é reciclável. 

Colabore com a Juntapel na coleta de resíduos recicláveis.