14/12/2022

O que é ESG e qual o impacto nas empresas em 2023?

ESG é uma sigla que significa Meio Ambiente, Social e Governança. Ela está ganhado notoriedade no mundo corporativo. Será sobre o impacto dela nas empresas em 2023 que trataremos no artigo de hoje. 

Qual o significado de ESG? 

Como dito anteriormente, a sigla, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, pode ser traduzida como Meio Ambiente, Social e Governança. A união desses três elementos está conquistando os ambientes organizacionais, especialmente os níveis das diretorias, coordenações e gestões. 

A tendência ESG é estratégica para as organizações, pois visa conciliar aspectos ambientais, sociais e de governabilidade no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento das empresas. O objetivo da movimentação é promover equilíbrio entre a utilização dos recursos e a busca por lucros. 

A ESG não tem se fortalecido apenas pelo estímulo vindo de entidades como a ONU, por exemplo. A comunidade civil vem expressando o interesse em repensar seus hábitos de consumo. Nesse sentido, empresas também investem em opções sustentáveis que trazem retornos além dos ecológicos. 

Quais as vantagens da ESG para as empresas? 

Em termos de benefícios, a ESG oferece recompensas que são convertidas em vantagens competitivas. Para alguns especialistas, as principais são:

  • Diminuição de gastos

A ESG promove um novo olhar diante da gestão dos custos e despesas da empresa. Os modelos de funcionamento de negócios são revistos e, nesse processo, algumas operações são otimizadas. 

  • Reputação respeitada

Quanto maiores são as adaptações da empresa à tendência ESG, melhor é a reputação no mercado nacional e internacional. Isso também é um motivo que atrai talentos para organização, corroborando nos processos de recrutamento e seleção. 

  • Fidelização de clientes

Outra vantagem observada pelas empresas que já aderiram a esse movimento é a fidelização dos clientes. Pelo fato dos consumidores já estarem repensando suas formas de consumo, eles também estão mais criteriosos com as empresas que também se preocupam com a preservação dos recursos naturais. 

  • Parcerias com fornecedores

Para os negócios que já estão atuando, mas que fazem parcerias com outras modalidades, amplia-se ainda mais a rede de apoio. Alguns negócios têm dado preferência para fechar contratos com empresas que priorizem a pauta de desenvolvimento sustentável. 

  • Aumento do interesse dos investidores

Por último, podemos mencionar a questão do interesse dos investidores. É maior o desejo de investir em empresas que tenham ações de conscientização ambiental do que as que não tem. 

Leve para o seu negócio soluções sustentáveis inteligentes 

A Juntapel atua em prol do meio ambiente desde 1986 oferecendo soluções de reciclagem completas. Nosso objetivo é incentivar e apoiar empresas na gestão de resíduos e na sua correta destinação de forma sustentável. 

Incentivamos a economia circular por meio das nossas soluções inovadoras, levando em consideração a preservação dos recursos naturais do planeta. 

Apoiamos mais de 380 parceiros que também compartilham do mesmo compromisso de construir um mundo melhor.

Entre em contato e faça parte desta transformação!