09/08/2023

É preciso lavar os resíduos recicláveis?

Esta é uma pergunta que ainda gera muitas discussões porque a grande maioria da população possui dúvidas quanto ao assunto. Por isso, resolvemos criar esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O primeiro ponto a se entender aqui é que atualmente no Brasil a triagem de resíduos é feita manualmente por catadores, ou seja, se você descartar um resíduo reciclável que estiver sujo, ela chegará em péssimas condições na cooperativa - mau cheiro e larvas - para chegar às mãos dos catadores.

Algo que gera discussão ligada a sustentabilidade é o fato de que os resíduos são lavados na cooperativa antes de serem reciclados e aí vem a pergunta: mas por que então devo lavar antes?

A resposta é simples e podemos pensar numa linha do tempo para justificar. Em média os resíduos ficam de 2 a 3 dias nas casas à espera da coleta. Depois de chegar na cooperativa, podem levar também até 3 dias para serem tratados e mais 15 dias para serem destinados a reciclagem. Numa conta rápida chegamos a uma média de 20 dias nesse processo.

Agora vamos pensar, como você imagina que a sua embalagem suja com restos de comida estará em 20 dias? Provavelmente você pensou nela com mau odor e larvas.

Então é preciso lavar os resíduos recicláveis antes de descartar?

A resposta é: depende. Se você fizer esse raciocínio acima de imaginar como a sua embalagem chegará na cooperativa e visualizar com odor e larvas, então é preciso lavar ou higienizar (fazer a limpeza com o guardanapo, por exemplo).

Agora, se for um resíduo que está limpo, então não é preciso lavar nem higienizar, assim não há desperdício de água potável.

Outro ponto importante é se certificar de que tudo esteja seco para não molhar os papéis em geral, como por exemplo o papelão. Então, sempre certifique-se de secar o resíduo reciclável antes de descartar, assim como é importante retirar todas as sobras de líquido das garrafas plásticas e de vidro.

As caixas de pizza, uma das comidas preferidas dos brasileiros, também gera muitas dúvidas sobre qual a destinação correta: orgânico ou reciclável. Nesse caso, as partes sujas de gordura devem ser separadas para o descarte comum e as partes limpas devem ser destinadas para a coleta seletiva (isso vale para qualquer embalagem de papelão).

Bom, se separamos as partes sujas de gordura, não é nem preciso ressaltar que guardanapos e papéis higiênicos usados não são recicláveis!

Se você quer se aprofundar ainda mais no tema de produtos recicláveis, recomendamos a leitura do nosso artigo: Entendendo os símbolos de reciclagem. Assim, você terá ainda mais detalhes para fazer a destinação correta dos seus resíduos recicláveis.

Gestão de Resíduos para Empresas

Somos uma empresa de gestão de resíduos inteligente para empresas de todos os tamanhos, reduzindo os danos ao meio ambiente e sempre em sintonia com o objetivo do aproveitamento máximo dos materiais.

A economia circular é um pilar importante dentro das práticas ESG e deve fazer parte do planejamento sustentável das empresas. Os benefícios vão além da preservação do meio ambiente, pois essa é uma excelente forma de engajar e fidelizar clientes através do marketing verde.

Gostaria de se inspirar com empresas que se destacaram em suas práticas sustentáveis? Então veja alguns cases de sucesso: Cases de ESG.