07/02/2025

Dúvidas comuns sobre reciclagem

Quando falamos sobre reciclagem, ainda é natural que muitas dúvidas surjam. Esse é um tema que ainda não possui ampla divulgação e muitas vezes é difícil buscar mais informações para tirar dúvidas. Com a dificuldade, vem junto a desinformação e a criação dos famosos mitos.

Você já deve ter se deparado com a expressão "Verdade ou Mito", sendo usada para questionar se uma afirmação é verdadeira ou um equívoco (mito). Já falamos sobre os principais mitos sobre reciclagem, mas agora, traremos também algumas dúvidas comuns sobre a reciclagem.

Tudo que é colocado na lixeira de recicláveis é reciclado

Vamos partir do início, não é porque você coloca algo na lixeira de recicláveis que isso faz com que o resíduo seja de fato reciclado. Resíduos orgânicos, por exemplo, devem ir na lixeira comum.

Mesmo os resíduos recicláveis descartados corretamente não possuem a garantia de passar pelo processo. Isso pode acontecer  se houver resíduos contaminados - como restos de comida nas embalagens - ou falta de estrutura para processamento, o material pode acabar em aterros. Por isso, limpar ou lavar os resíduos recicláveis ajuda nesse processo.

Papel amassado não pode ser reciclado

Essa é uma dúvida muito comum, mas a verdade é que o papel, seja amassado ou rasgado, pode ser reciclado, até mesmo se estiver levemente sujo. Vale ressaltar que papel higiênico não entra nessa segmentação.

O ideal é evitar rasgar ou picotar o papel antes de colocá-lo na lixeira, pois essa ação torna mais lento o processo de triagem do material nas cooperativas.

Marmitas de alumínio são recicláveis

Esse é um ponto controverso, mas vamos seguir a linha de que esse é um mito, ou seja, as marmitas de alumínio não podem ser recicladas. Isso acontece porque na grande maioria das vezes o seu descarte é realizado com muitos restos de alimentos e, como vimos no início, essa contaminação inviabiliza a reciclagem.

Outro ponto importante é que as marmitas de alumínio são desenvolvidas através de uma liga metálica de baixa qualidade que, via de regra, a indústria de reciclagem não quer receber de volta.

Plástico pode ser reciclado infinitamente

Diferente do vidro e do alumínio, o plástico perde qualidade a cada processo de reciclagem fazendo com que só possa ser reutilizado um número limitado de vezes. O plástico é composto por polímeros que se degradam a cada processo de reciclagem, tornando o material mais frágil e menos resistente. 

Então, com o tempo, ele não pode mais ser reaproveitado para o mesmo tipo de uso, precisando ser misturado com plástico virgem para manter sua qualidade.

Agora que você já as dúvidas comuns sobre reciclagem e suas respostas, fica muito mais fácil de separar corretamente. Essa é uma ação simples de sustentabilidade e que ajuda as empresas de gestão de resíduos em seus processos, assim como ajuda o nosso meio ambiente.

Se você tiver alguma dúvida na hora de reciclar, pesquise antes de realizar o descarte. Você também pode pesquisar por dicas para começar a reciclar!