29/09/2024

Dicas para começar a reciclar

Você gostaria de fazer a diferença na busca por um mundo mais sustentável? Muitas pessoas deixam de começar a reciclar por acharem que é muito difícil ou porque suas ações não terão nenhum impacto de fato. A verdade é que toda ação é importante!

E é justamente isso que vamos abordar no artigo de hoje para te ajudar a dar os primeiros passos na sua busca por um estilo de vida mais sustentável. Então nos acompanhe até o fim para você iniciar nessa jornada.

Comece pelo mais simples

A melhor dica para quem quer começar a reciclar é separar o lixo orgânico do seco, uma tarefa relativamente fácil, pois é preciso apenas uma dose de boa vontade e duas lixeiras independentes.

É importante entender quais são os tipos de lixos secos para não haver confusão, assim como entender se é preciso lavar ou não antes de colocar na lixeira para ser reciclado.

Reutilize sempre que possível

Antes de jogar fora, veja se não é possível reutilizar aquele item. Por exemplo, se você costuma jogar fora as sacolas plásticas do supermercado, é possível utilizá-las como sacos de lixo dentro da sua lixeira. Da mesma forma, potes podem ser reutilizados tanto para guardar novos produtos quanto para servirem de itens de decoração.

O conceito de reutilizar está presente no upcycling, uma prática para reaproveitar objetos e materiais que anteriormente seriam descartados.

Entenda o que significam as cores e símbolos

Você provavelmente já deve ter visto algumas lixeiras coloridas juntas, mas você sabe o que significam as cores das lixeiras ou conhece os símbolos de reciclagem? Esse é um ponto importante para quem deseja ir mais além do que simplesmente separar o lixo orgânico do seco.

Cada cor da lixeira indica o tipo de lixo que deve ser descartado, assim como os símbolos nas embalagens de plástico que contém o código de identificação da resina.

Viu como é fácil começar a reciclar? Quando você conseguir transformar em um hábito, vai cada vez mais buscar novas soluções para fazer uma boa gestão de resíduos dentro de casa.