20/03/2023

Flipflopi, o veleiro feito de plástico reciclado

Você já imaginou um veleiro todo feito de resíduo plástico? Parece difícil. Mas, imagine então se fosse feito de plástico reciclado. Impossível?

Esse é o extraordinário caso do Flipflopi, o primeiro veleiro do mundo produzido através de resíduo plástico reciclado!

O veleiro foi construído no final de 2018, em Lamu, Quênia, e se uniu à campanha sustentável Mares Limpos, com o objetivo de unir governantes e os setores público e privado na luta contra a poluição marinha por plástico. 

Nessa campanha, 9 países africanos já deram sinal de promoverem ações para combater a degradação dos oceanos. O que mostra a importância do Flipflopi nessa viagem rumo a conscientização.

Flipflopi, o veleiro amigo do meio ambiente

Recentemente, o veleiro produzido através dos plásticos coletados nas praias e cidades do Quênia partiu de sua cidade natal, Lamu, tendo destino a Zanzibar, na Tanzânia. 

A expedição de 500 km fez algumas paradas em comunidades ao longo do trajeto, com o objetivo de conscientizar sobre os prejuízos dos resíduos plásticos ao nosso meio ambiente, mais particularmente quando falamos dos oceanos.

O Flipflopi é o primeiro do gênero e foi produzido através de 10 toneladas de plásticos descartados. O seu nome é um trocadilho feito da palavra “flip-flop”, na língua inglesa, que significa chinelo. Esse foi um dos ítens mais utilizados como matéria-prima da embarcação.

Qual o tamanho do Flipflopi?

A embarcação possui nada menos do que 9 metros de comprimento e possui a estrutura típica dos veleiros da região.

A sua construção partiu do desejo da equipe de realmente fazer uma revolução para conter o fluxo anual de até 11 milhões de toneladas de plástico descartado erroneamente nos mares. 

O outro objetivo é também mostrar o potencial dos resíduos plásticos quando são reutilizados, proporcionando feitos incríveis.

De acordo com a chefe interina do Meio Ambiente da ONU, Joyce Msuya, “o veleiro Flipflopi é a prova viva de que podemos viver de um jeito diferent”. Msuya destacou ainda ser lembrete da necessidade de repensarmos com urgência o modo como tratamos e gerenciamos os resíduos descartáveis.

Resíduos plásticos no nosso meio ambiente

De acordo com estudos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), aproximadamente 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos são gerados anualmente no mundo. 

Desse total, como já mencionamos, 11 milhões são descartados de forma imprudente - e errada - nos oceanos. O programa alerta que se nada for feito a respeito, esse descarte pode quase triplicar até o ano de 2040.

Para uma melhor compreensão, esse volume equivale a cerca de 50 quilos de plástico por metro de costa em todo o nosso planeta.

Outro dado alarmante é que apenas 9% das 9 bilhões de toneladas de plástico que o mundo já produziu foram recicladas. Isso significa que a esmagadora maioria dos plásticos é projetada para ser jogada fora após um único uso. Isso inclui garrafas de bebidas, tampas, embalagens, sacolas, canudos e recipientes de isopor.

Dessa forma, então, tudo isso acaba indo parar em aterros sanitários e no meio ambiente.

Por mais Flipflopis em nosso mundo!

Por sermos uma empresa de gestão de resíduos, torcemos e incentivamos que mais projetos sustentáveis como esse apareçam em nossa sociedade. O descarte indesejado de resíduos é um problema, inclusive em lixões a céu aberto, que trazem diversos prejuízos ao nosso planeta.