11/05/2023

Como gerenciar os resíduos gerados em obras e construções

A construção civil é um setor importante para a economia do país e cada vez mais busca práticas sustentáveis para diminuir seus impactos ao meio ambiente. Isso porque o setor é responsável por uma grande quantidade de resíduos gerados durante as obras e construções. 


Esse, então, é um caminho que já vem sendo adotado pelo setor e que deve ser cada vez mais presente nas construções pelo país. Esse é um desejo da sociedade que possui voz ativa nas práticas de mudanças climáticas nas organizações.

Sustentabilidade no setor de construção


A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, definiu que para uma construção ser considerada sustentável é preciso satisfazer os desejos do presente, mas sem impactar as necessidades das gerações futuras:


  • Criação de um ambiente favorável - não nocivo - à humanidade;

  • Fomentar a qualidade de vida da sociedade;

  • Garantir o uso consciente dos recursos naturais, não poluindo a água, o solo e o ar;

  • Utilizar os recursos recicláveis e renováveis a fim de preservar o meio ambiente.


Uma das principais ações sustentáveis da construção é utilização de materiais menos tóxicos e que possuem baixo impacto ambiental. Embora possam ter um custo mais elevado em comparação aos materiais tradicionais, precisam de menos manutenção e possuem uma qualidade maior, ou seja, a longo prazo acabam sendo mais vantajosos.


Um exemplo básico e prático é a substituição de tintas à base de solvente por aquelas à base d’água. O mesmo vale para o isolamento acústico produzido com bambu devido a sua rápida regeneração.


Gerenciamento de resíduos gerados em obras e construções


Bom, o primeiro passo para gerenciar os resíduos gerados em obras e construções é a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR). De uma forma geral, este plano indica e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos e deve ser elaborado antes do início da obra.


Além da identificação dos resíduos a também a definição das medidas a serem adotadas para destinação a fim de reduzir, reutilizar, reciclar e destinar os resíduos gerados.


Como já mencionamos, uma das medidas que podem ser adotadas para reduzir a quantidade de resíduos gerados é a utilização de materiais com menor potencial de geração de resíduos, além da utilização de técnicas construtivas que gerem menos entulho.


A reutilização de materiais pode tanto diminuir a quantidade de resíduos gerados quanto ser uma forma de ajudar instituições que necessitam de materiais como telhas, madeiras, tijolos, portas, janelas e por aí vai.


Entulhos como concreto, argamassa, telhas, cerâmicas e vidros podem ser reciclados e transformados em novos materiais ou utilizados na fabricação de artefatos como pavers, blocos de concreto e outros.


O futuro das obras e construções é sustentável!


Um por importante é que a destinação correta dos resíduos gerados nas construções seja realizada de acordo com as normas e legislações ambientais vigentes. Para isso, a elaboração do PGR e a adoção de práticas visando reduzir os resíduos gerados são fundamentais para garantir a sustentabilidade da construção civil e a preservação do meio ambiente.


Assim, o futuro das construções é sustentável e a sociedade não só agradece, mas também incentiva práticas favoráveis ao meio ambiente.