Entenda o que é destinação e valorização de resíduos
Quando falamos de cuidar do planeta em que vivemos, o assunto pode ficar abstrato demais, pois temas reciclagem e reutilização podem parecer distantes, complexos e sem conexão com o nosso dia a dia.
Mas na prática esses tópicos não apenas são de extrema importância, como também impactam diretamente na nossa qualidade de vida individual e coletiva.
Um exemplo de procedimento necessário e que repercute positivamente é a destinação e valorização de resíduos. Você conhece ou já ouviu falar?
O que significa destinação e valorização de resíduos?
O nome pode até assustar, mas na prática é mais simples do que parece…vamos explicar por partes.
Tudo o que é descartado deve ser encaminhado para seu destino ambiental correto. Dessa forma, todos os tipos de resíduos ganham uma oportunidade de serem reciclados ou reutilizados.
A esse processo de análise que visa entender se o descarte serve para a compostagem, se pode ser recuperado ou dele é possível extrair algum tipo de material energético, dá-se o nome de destinação de resíduos.
Para que a mesma ocorra com eficiência, depende de outro método chamado valorização de resíduos.
Valorização de resíduos e a sua importância
A valorização de resíduos consiste em um processo de reanálise de materiais que seriam descartados. Esses, voltam a ter espaço no processo de reciclagem e podem ser reutilizados, uma vez que voltam a ter valor agregado.
Sua importância deve-se ao fato de contribuir com o meio-ambiente, pois além de reduzir o desperdício de recursos, diminui a demanda por matérias primas para fabricação de produtos novos, amortecendo também os níveis de emissão de gases poluentes.
Para que esses materiais sejam reincorporados na cadeia de produção na máxima potência, é preciso que eles atendam aos critérios de avaliação, que por sua vez, são indispensáveis para determinar o novo valor do produto. São eles:
-
Classificação (etapa de categorização de periculosidade);
-
Potencialidade (o valor e a potência são estabelecidos neste momento);
-
Quantidade (nessa fase é mensurado o quanto de material será utilizado);
-
Viabilidade (aqui são pensados fatores como custo, logística e questões/impedimentos legais);
- Aplicabilidade (a definição de aplicação acontece nesse estágio).
Depois que esses critérios são avaliados e o material ganha seu novo valor, a destinação destes pode ser feita.
Essas duas ferramentas ambientais contribuem significativamente para criarmos um futuro inovador e sustentável.
Ficou interessado em experimentar uma solução excelente para o seu negócio? Conheça o serviço de destinação e valorização de resíduos da Juntapel.
Entre em contato através do nosso site ou ligue (051) 3406.2626.