21/06/2024

Como tornar o consumo mais consciente

Você já parou para pensar em tudo que consome desde o momento que acorda até a hora que vai dormir? Desde as primeiras horas da manhã, você perpassa por diferentes situações nas quais consome conteúdos, produtos e serviços. 

Entretanto, você já refletiu sobre os impactos de cada um desses consumos? Falando especialmente da relação com outros recursos e produtos, será que existe uma forma de tornar esse consumo mais consciente?

Antes de vermos essa questão, porém, é importante entendermos melhor o que significa o termo de fato.

O que é consumo consciente? 

Mais do que um simples ato de compra, o consumo consciente representa uma filosofia de vida que busca reavaliar nossos hábitos e escolhas, priorizando produtos e serviços que contribuam para um planeta mais saudável e uma sociedade mais justa.

O consumo consciente abrange um modo de pensar e agir, considerando não apenas a compra/consumo em si, mas buscando entender a origem do produto, como é produzido, como é encaminhado e como é feito o seu descarte posteriormente. 

De forma geral, o consumo consciente direciona uma visão mais ampla e holística a todo o processo de aquisição de um bem material ou serviço. Todos os agentes envolvidos na relação com aquele produto são considerados. Neste ponto vale destacar que a relação de empresas com o meio ambiente e com a sociedade pode impactar também o consumo de um único produto.

Toda essa visão ampliada para o consumo tem como objetivo ser força motriz para uma cadeia mais sustentável, evitando excessos, acúmulos e contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável. Isso vale tanto para o seu consumo, quanto o consumo da sua empresa, seja você o dono ou colaborador. Quando pensamos no meio corporativo, existem segmentos que exigem consumo maior do que outros. Uma empresa de produção de materiais, por exemplo, provavelmente terá um consumo muito maior do que uma empresa de ti ou uma agência de marketing digital.

Nesse sentido, existem alguns softwares que ajudam no consumo consciente das empresas. É o caso do Solid Edge, um software CAD que permite melhor otimização do design, reduzindo assim o uso de materiais através de análises de estrutura e simulação.

Como tornar o nosso consumo mais consciente?

Pense sobre suas compras

Antes mesmo de adquirir um produto ou serviço, pense na necessidade e no direcionamento desse consumo. Além disso, considere o ciclo de vida do produto: ele é reutilizável? Existe alguma alternativa mais sustentável?

Conheça a empresa de quem está comprando 

Conhecer a marca ou empresa de quem você está comprando e como ela se relaciona com a produção de seus materiais é importante. Neste aspecto, empresas que atuam com serviços de descarte de resíduos conscientes, em parceria com a Juntapel, por exemplo, podem ter um impacto positivo nessas análises. 

Compre de pequenos produtores e empresas locais

Fortalecer a economia local, estimular o desenvolvimento sustentável da sua região e reduzir a emissão de gases do efeito estufa pelo transporte de produtos é uma boa prática para atingir um consumo mais consciente.

Adote a filosofia dos 3Rs

Reduza o consumo, reutilize materiais sempre que possível e recicle adequadamente os resíduos que não podem ser reutilizados.

Dicas rápidas para um consumo consciente

Como vimos, o consumo consciente vai além de uma prática, trata-se de um posicionamento que pode impactar de forma positiva não apenas para uma rotina individual, como para toda uma cadeia produtiva e, como consequência, contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Assim, de forma resumida, para que o consumo consciente faça parte do dia a dia, vale destacar essas pequenas práticas: 

  • Cuidar o consumo de água e energia elétrica, evitando desperdícios. 
  • Utilizar produtos até o fim
  • Reutilizar materiais
  • Consertar equipamentos e objetos quebrados 
  • Trocar itens descartáveis por reutilizáveis. Caso não seja possível, buscar os materiais menos prejudiciais para o meio ambiente 
  • Evitar excesso de produtos 
  • Separar materiais para reciclagem 
  • Destinar resíduos de forma correta. Aqui, a Juntapel pode te ajudar!