Como é realizada a gestão de resíduos em eventos esportivos
Estamos nos aproximando de mais uma olimpíadas e com isso, nossa expectativa por medalhas aumenta. No Brasil, a cada edição vemos um crescimento tanto no número de medalhistas quanto no número de torcedores, não só pelos nossos atletas, mas também pelo evento como um todo.
Mas, para que o evento possa acontecer, nos bastidores acontece algo fundamental: a gestão de resíduos.
E você sabe qual a sua importância ou como ela é realizada?
A gestão correta de resíduos em eventos esportivos é fundamental para a saúde pública e preservação ambiental, reduz a poluição, conservando recursos naturais e protegendo a biodiversidade local.
Eventos esportivos sustentáveis servem também para educar e engajar a comunidade, além de melhorar a reputação da marca de patrocinadores e participantes, fortalecendo a imagem do evento.
A gestão correta de resíduos em eventos tem o potencial de deixar um legado positivo e sustentável, sendo capaz de influenciar políticas públicas e promover uma cultura de responsabilidade ambiental no setor esportivo.
Como é realizada a gestão de resíduos em eventos esportivos?
O processo de gestão dos resíduos em eventos como as Olimpíadas, por exemplo, envolve várias etapas e estratégias. Elas podem ser adaptadas conforme a escala e a natureza do evento, mas todas possuem uma base comum.
Planejamento
Como em qualquer processo, o primeiro passo é realizar um planejamento. Aqui se realiza uma avaliação inicial para identificar uma expectativa dos tipos e volumes de resíduos que serão gerados.
Além disso, é na etapa de planejamento que são estabelecidas metas e objetivos visando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos gerados durante o evento.
Infraestrutura
Feito o planejamento, é hora de executar. Disponibilizar lixeiras diferenciadas para resíduos recicláveis, orgânicos e não recicláveis em locais estratégicos e também placas e sinalizações visíveis para orientar sobre a separação e descarte correto dos resíduos entram nessa etapa.
Aqui também são disponibilizadas lixeiras diferenciadas para resíduos recicláveis, orgânicos e não recicláveis em locais estratégicos. Outro ponto importante é a montagem das estações de reciclagem onde os resíduos podem ser separados adequadamente.
Educação e Redução na Fonte
Um dos métodos mais eficazes para diminuir o impacto sustentável dos eventos esportivos é o incentivo quanto ao uso de utensílios como copos, pratos e talheres. É fundamental optar pelos modelos reutilizáveis.
Visando também diminuir o impacto, é importante minimizar o uso de embalagens desnecessárias e optar por materiais biodegradáveis.
Coleta e Transporte
Planejar a logística de coleta e transporte de forma eficiente é fundamental para a gestão de resíduos do evento. Após a coleta, vem a destinação adequada dos resíduos, uma etapa que não pode faltar na gestão correta para os eventos.
O Japão pôs em prática um ambicioso plano de ação em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU quando sediou as olimpíadas. Esse é um ótimo exemplo para os próximos países sede estudarem e se inspirarem para melhorar a gestão de resíduos do evento.
Vamos aguardar para ver as medidas adotadas pela França, na edição dos jogos em Paris.